quinta-feira, 24 de abril de 2008

“Fantasia – Invenção, Criatividade e Imaginação na comunicação visual”

"(…) A criatividade é usada no campo do design, considerando o design como modo de projectar, um modo que, sendo embora livre como a fantasia, e exacto como a invenção, compreende todos os aspectos de um problema, não só a imagem como a fantasia, não só a função como a invenção, mas também o aspecto psicológico, o aspecto social, económico, humano. Pode falar-se de design como de projectar um objecto, um símbolo, um ambiente, uma nova didáctica, um método para procurar resolver necessidades colectivas, etc.

(…) Um indivíduo dotado de fantasia pode pensar em qualquer coisa de novo para ele, mas não que o seja em absoluto, podendo ainda dar-se o caso de não lhe interessar absolutamente nada saber se aquilo que pensou é verdadeiramente novo. É de tal forma agradável pensar em coisas novas que pode ser suficiente, para uma pessoa, que a coisa pensada seja nova para ela.

(…) A criatividade como utilização, com objectivos definidos, da fantasia e da invenção, forma-se e transforma-se continuamente. Ela exige (…) uma mente livre de preconceitos de qualquer espécie, pronta a aprender aquilo que lhe serve em cada ocasião e a modificar as suas opiniões quando se lhe depara outra mais justa.

O indivíduo criativo está pois em contínua evolução a as suas possibilidades criativas nascem da contínua actualização e do alargamento do conhecimento em todos os domínios.

(…) a partir da forma como se desenvolvem e se formam as crianças, podemos pensar numa sociedade futura mais ou menos livre e criativa."

Bruno Munari

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